quarta-feira, 30 de julho de 2008

Sou FEMINISTA!!!!





Sou sempre fui... DEsde que me lembro de começar a pensar pela minha cabeça que sou feminista... Andava eu no 6º ano quando a minha professora de português me deixa um dedicatória a dizer que eternamente lutarei pelos direitos das mulheres... Aqui e ja nates disto dizia de pulmões cheios e grito bem alto "SOU FEMINISTA!!!"



A definição de feminismo como um movimento político de mulheres que lutam pela igualdade com os homens, embora seja a definição mais recorrente não é a mais precisa.
No verbete equivalente em inglês temos a definição de feminismo como uma ideologia que objectiva a igualdade - ou o que seria mais preciso - a igualdade entre os sexos. Contudo, há autoras feministas que procuraram demonstrar como a própria concepção de sexo biológico advém de uma compreensão simbólica do mundo que é orientada pela concepção de gênero.
O verbete equivalente em francês define feminismo como um conjunto de idéias políticas, filosóficas e sociais que procuram promover os direitos e interesses das mulheres na sociedade civil. No entanto, os feminismos, em suas múltiplas formas (como veremos a seguir), estão relacionados a desejos, políticas e interesses de outros grupos civis, não somente de mulheres.
Autoras e autores como Joan Roughgarden (Department of Biological Sciences Stanford University) , Anne Fausto-Sterling (Department of Molecular and Cell Biology at Brown University) e Thomas Laqueur (Department of History, University of California Berkeley), procuraram observar a suposta justificativa biológica da divisão binária entre os sexos para compreender os pressupostos que sustentariam tal divisão binária fêmea/macho, e subseqüente heterossexualidade, e concluíram, cada qual à sua maneira, que não há uma materialidade anterior ao pensamento humano que justifique a divisão binária entre os sexos, mas que essa divisão existe como modo de pensar e dar sentido à experiência.
Dessa forma, compreende-se que a divisão entre os sexos é uma forma cultural, histórica e, portanto, situacional de dar sentido ao mundo.


Porque é verdade e isto tem de ser dito ... Feminismo não é o contrário de machismo... Eu nao defendo superioridade eu defendo igualdade e é isso que o feminismo defende :)

4 comentários:

S. Weaver disse...

Falei de Feminismo numa cadeira que tive o semestre passado chamada Cultura Portuguesa Contemporanea. Gostei bastante da abordagem que a professora fez do tema.
Tendo em conta que ser feminista eh lutar pela igualade de mulher em relacao as homens, na sociedade... entao sim,tambem sou feminista!

ze-to disse...

cara afilhada és uma bomba.Quem me dera ter tido mais convívio contigo, antes,para poder dizer hà mais anos,ORGULHOSAMENTE:esta gaja é minha sobbrinha!
Quando for para sair do armário eu estou cá.

ze-to disse...

cara afilhada és uma bomba.Quem me dera ter tido mais convívio contigo, antes,para poder dizer hà mais anos,ORGULHOSAMENTE:esta gaja é minha sobbrinha!
Quando for para sair do armário eu estou cá.

Ana Diniz disse...

E eles morrem de medo das feministas...

Defendo igualdade, é claro.
Defendo justiça.

Bom vir aqui.


Bjos,

Ana.

P.S.: Convido-te a conhecer os meus blogues!