quarta-feira, 30 de julho de 2008

Sou FEMINISTA!!!!





Sou sempre fui... DEsde que me lembro de começar a pensar pela minha cabeça que sou feminista... Andava eu no 6º ano quando a minha professora de português me deixa um dedicatória a dizer que eternamente lutarei pelos direitos das mulheres... Aqui e ja nates disto dizia de pulmões cheios e grito bem alto "SOU FEMINISTA!!!"



A definição de feminismo como um movimento político de mulheres que lutam pela igualdade com os homens, embora seja a definição mais recorrente não é a mais precisa.
No verbete equivalente em inglês temos a definição de feminismo como uma ideologia que objectiva a igualdade - ou o que seria mais preciso - a igualdade entre os sexos. Contudo, há autoras feministas que procuraram demonstrar como a própria concepção de sexo biológico advém de uma compreensão simbólica do mundo que é orientada pela concepção de gênero.
O verbete equivalente em francês define feminismo como um conjunto de idéias políticas, filosóficas e sociais que procuram promover os direitos e interesses das mulheres na sociedade civil. No entanto, os feminismos, em suas múltiplas formas (como veremos a seguir), estão relacionados a desejos, políticas e interesses de outros grupos civis, não somente de mulheres.
Autoras e autores como Joan Roughgarden (Department of Biological Sciences Stanford University) , Anne Fausto-Sterling (Department of Molecular and Cell Biology at Brown University) e Thomas Laqueur (Department of History, University of California Berkeley), procuraram observar a suposta justificativa biológica da divisão binária entre os sexos para compreender os pressupostos que sustentariam tal divisão binária fêmea/macho, e subseqüente heterossexualidade, e concluíram, cada qual à sua maneira, que não há uma materialidade anterior ao pensamento humano que justifique a divisão binária entre os sexos, mas que essa divisão existe como modo de pensar e dar sentido à experiência.
Dessa forma, compreende-se que a divisão entre os sexos é uma forma cultural, histórica e, portanto, situacional de dar sentido ao mundo.


Porque é verdade e isto tem de ser dito ... Feminismo não é o contrário de machismo... Eu nao defendo superioridade eu defendo igualdade e é isso que o feminismo defende :)

4 comentários:

Adinatha Kafka disse...

Falei de Feminismo numa cadeira que tive o semestre passado chamada Cultura Portuguesa Contemporanea. Gostei bastante da abordagem que a professora fez do tema.
Tendo em conta que ser feminista eh lutar pela igualade de mulher em relacao as homens, na sociedade... entao sim,tambem sou feminista!

Anónimo disse...

cara afilhada és uma bomba.Quem me dera ter tido mais convívio contigo, antes,para poder dizer hà mais anos,ORGULHOSAMENTE:esta gaja é minha sobbrinha!
Quando for para sair do armário eu estou cá.

Anónimo disse...

cara afilhada és uma bomba.Quem me dera ter tido mais convívio contigo, antes,para poder dizer hà mais anos,ORGULHOSAMENTE:esta gaja é minha sobbrinha!
Quando for para sair do armário eu estou cá.

Anónimo disse...

E eles morrem de medo das feministas...

Defendo igualdade, é claro.
Defendo justiça.

Bom vir aqui.


Bjos,

Ana.

P.S.: Convido-te a conhecer os meus blogues!